O que é uma Brigada de Incêndio?
A Brigada de incêndio é um grupo de pessoas que podem ser voluntárias ou não e que deverão ser treinadas em combate a incêndio, sua prevenção e primeiros socorros. Esses colaboradores, agora denominados brigadistas, irão executar o primeiro combate no caso de prinípios de incêndio e os primeiros socorros nos casos de haver vítima. Esse atendimento realizado pelos brigadistas será desenvolvido até que no local chegue o socorro especializado.
O curso de formação de Brigada de Incêndio é o treinamento a ser ministrado para que este grupo adquira os conhecimentos necessários para as funções que lhe são peculiares. Esta formação é uma exigência das Instruções técnicas dos corpos de bombeiros.
Durante o curso, todos os brigadistas, receberão aprendizados das técnicas mínimas de combate a incêndio e primeiros socorros.
Quais são os niveis do Curso de Brigada de Incêndio?
O curso de Brigada de Incêndio é realizado em três níveis:
- Básico com duração de 04 horas/aula;
- Intermediário com duração de 08 horas/aula;
- Avançado com duração de 24 horas/aula.
Quais são as tribuições de uma brigada de incêndio?
- Conhecer o plano de emergência da edificação;
- Participação nos exercícios simulados;
- Orientação à população fixa e flutuante;
- Análise dos riscos existentes durante as reuniões da brigada de incêndio;
- Notificação aos responsáveis das eventuais irregularidades encontradas;
- Combate ao princípio de incêndio;
- Alarme/abandono de área;
- Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa;
- Corte de energia;
- Primeiros socorros; e
- Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros.
É requisito da NR-23 e da instrução técnica nº 17 do Corpo de Bombeiros de São Paulo que as áreas de risco ou edificações mantenham este grupo com curso de formação de Brigada de Incêndio para atuar emergencialmente.
Realizado o curso, cada aluno receberá certificado de formação conforme determina a legislação e a empresa contratante receberá o competente atestado de formação de brigada de incêndio para que possa fazer a regularização da edificação junto aos órgãos públicos competentes.